Apple Watch salvou a vida de um agricultor de 92 anos que sofreu uma queda grave

O Apple Watch, assim como mais alguns bons modelos de smartwatch, est├í a ganhar mercado. Al├ęm do trivial, estes dispositivos querem mesmo ser vigilantes dos sinais vitais do utilizador. Conforme sabemos, e como temos visto, o rel├│gio da Apple tem sido vital em muitos casos de acidentes alertados pela tecnologia.

A dete├ž├úo de quedas do Apple Watch ajudou a salvar a vida de um agricultor de 92 anos ap├│s a queda de uma escada.

imagem sistema de socorro do Apple Watch

Apple Watch volta a zelar pela vida humana

Al├ęm de vigiar o ritmo card├şaco e de vigiar o stress, o Apple Watch tem um sistema que deteta quedas. V├írias pessoas j├í foram salvas por esta funcionalidade.

Assim, ├ę esta particularidade que est├í a receber o b├│nus de ter alertado os servi├žos de emerg├¬ncia, depois de um agricultor de 92 anos ter ca├şdo de uma escada.

Conforme foi noticiado pelo canal de TV local, KETV, do Nebrasca, Jim Salsman caiu da sua escada e ÔÇťteria morridoÔÇŁ sem a ajuda do seu Apple Watch.

No mês passado, Salsman subiu uma escada de 6 metros, para colocar um contentor no seu pombal. Segundo o homem, a escada estaria bem colocada, mas uma rajada de vento desequilibrou o agricultor e a queda foi inevitável.

Foi apenas um erro est├║pido da minha parte.

Lamentou Salsman.

Imagem Apple Watch socorro ao agricultor via Siri

Quando este bateu no ch├úo, ainda tentou alcan├žar o seu ve├şculo, estacionado ainda a umas centenas de metros do local.

J├í sem for├žas, Salman apenas conseguiu usar o Siri para pedir ajuda. Contudo, ele n├úo percebeu que o recurso de dete├ž├úo de quedas j├í tinha entrado em a├ž├úo e enviado um alerta aos Bombeiros Volunt├írios Grant.

Ei Siri, Jim Salsman está muito ferido na quinta.

Palavras de Salsman para o assistente virtual da Apple.

O sistema da Apple que deteta quedas tinha enviado o alerta de socorro e, com as dire├ž├Áes fornecidas pelo GPS do rel├│gio, os bombeiros j├í estavam a caminho.

Assim que os bombeiros chegaram, Salsman foi levado para o hospital e foi-lhe tratada uma fratura na anca, assim como outras les├Áes.

Posteriormente, cerca de um m├¬s depois, o agricultor ainda est├í a recuperar num hospital de reabilita├ž├úo no Nebrasca. Al├ęm deste azar, o homem tamb├ęm ficou inibido de visitas, por consequ├¬ncia da pandemia da COVID-19.

Conforme foi dito, muito provavelmente o homem poderia não ter recebido o socorro a tempo, se não fosse o alerta do Apple Watch.

Se eu n├úo tivesse este rel├│gio, acho que estaria morto antes que algu├ęm sentisse a minha falta.

Concluiu Jim.

 

Como funciona?

Se o Apple Watch Series 4 ou Series 5 detetar uma queda grave, enquanto estiver a utilizar o rel├│gio, alerta-o ao vibrar, toca um alarme e apresenta um aviso. Pode optar por contactar os servi├žos de emerg├¬ncia ou fechar o aviso ao premir a Digital Crown, tocar em Fechar no canto superior esquerdo ou tocar em ÔÇťEstou bemÔÇŁ.

Apple Watch salvou a vida de um agricultor de 92 anos que sofreu uma queda grave 1

Se o Apple Watch detetar que est├í em movimento, ir├í esperar que responda ao alerta e n├úo entrar├í automaticamente em contacto com os servi├žos de emerg├¬ncia. Se o rel├│gio detetar que est├í inerte h├í cerca de um minuto, ir├í efetuar a chamada automaticamente.

Quando a chamada terminar, o rel├│gio envia uma mensagem aos seus contactos de emerg├¬ncia com a sua localiza├ž├úo. Desta forma, estes saber├úo que o rel├│gio detetou uma queda grave e que entrou em contacto com os servi├žos de emerg├¬ncia. O rel├│gio obt├ęm os contactos de emerg├¬ncia a partir da sua Ficha m├ędica.

Assim, torna-se muito importante preencher estes dados da Ficha m├ędia.

Apple Watch salvou a vida de um agricultor de 92 anos que sofreu uma queda grave 2

 

Ativar ou desativar a dete├ž├úo de queda

    Abra a app Apple Watch no iPhone e, em seguida, toque no separador O meu rel├│gio.
    Toque em SOS emergência.
    Ative ou desative a Dete├ž├úo de queda.

Se introduziu a idade quando configurou o Apple Watch ou na app Sa├║de e se a idade for igual ou superior a 65, esta funcionalidade ├ę ativada automaticamente.

Apesar de ser um recurso apurado, a Apple adverte que o Apple Watch n├úo consegue detetar todas as quedas. Contudo, quanto mais ativo for, mais facilmente poder├í ativar a dete├ž├úo de queda, devido a atividades que possam assemelhar-se a uma.